sexta-feira, 4 de maio de 2012

Heat Wave - Richard Castle

Primeiro, as apresentações. Richard Castle é o nome de um personagem de uma série da cadeia televisiva abc, de nome Castle, que actualmente está a terminar a quarta temporada. A série é sobre um escritor, Richard Castle, que usando uma cunha, consegue fazer parte de uma equipa de detectives de homicídio, de modo não só a inspirar-se para os seus livros mas também para aprender como estes profissionais trabalham, de modo a tornar os seus livros mais realistas. A série é bastante boa, e recomendo.

Voltando ao livro, Heat Wave é o primeiro livro que Richard Castle escreve depois de se juntar à equipa liderada por Kate Beckett, que foi tornado real como golpe de marketing. É evidente que o livro não foi escrito pelo Castle, já que é apenas um personagem. Mas também é claro (parece-me) que não foi escrito pelo actor que toma o papel de Castle. Foi escrito, com certeza, por um qualquer escritor que aceitou prescindir do seu nome. O livro é uma cópia fiel ao que seria o livro realmente editado na série televisiva, não fossem dois ou três detalhes que referem a dita cadeia televisiva e a própria série. Até a fotografia de Richard Castle foi colocada na contracapa. Embora assinar como Castle possa ser visto como o uso de um pseudónimo, já é mais estranho que esse dito pseudónimo tenha uma cara concreta, de outra pessoa. Mas adiante, estes são detalhes que não são relevantes ao conteúdo do livro.

Já relevante ao conteúdo do livro é a qualidade (ou falta dela) do escritor contratado. É certo que se trata de um escritor que desenvolve uma história seguindo um conjunto de directrizes previamente fixadas, e não de acordo apenas e só com a sua inspiração. Isto leva a que a prosa não seja tão fluída como se se tratasse de uma obra completamente livro, ao fluir da pena.

A história não deixa de ser interessante, e como seria de esperar, bem relacionada com as personagens da série original. Na história do livro, Heat é a investigadora de homicídios, e Rook (reparem no paralelismo com Castle) um escritor... erm... jornalista, que usando uma cunha, consegue juntar-se à equipa de Heat para escrever uma reportagem sobre o modo operandis da investigação de homicídios. E mais não conto sobre a história, sob pena de vos estragar a leitura.

No entanto, devo reclamar! Existe um erro bárbaro na história, o que me faz ficar desconsolado. Mas não deixo de recomendar esta leitura a todos os fãs de Castle.

Sem comentários: